Pedagogia Tecnologias Educacionais Mídias, comunicação e tecnologias da educação

No âmbito da Cibercultura, é correto afirmar que:

  • A.

    O desenvolvimento do ciberespaço não vai resolver os problemas econômicos e sociais contemporâneos. Nem os dispositivos de comunicação, nem os modos de conhecimentos, nem os gêneros característicos da cibercultura irão substituir os modos e gêneros anteriores. Irão, antes, influenciá-los e forçá-los a encontrar seu “nicho” específico, dentro da nova ecologia cognitiva.

  • B.

    Interatividade é a modalidade comunicacional que ganha marginalidade na cibercultura. Exprime a disponibilização consciente de um mais comunicacional de modo expressamente simples presente na mensagem e previsto pelo emissor, que abre ao receptor possibilidades de responder ao sistema de expressão sem dialogar.

  • C.

    A universalização da cibercultura propaga a copresença e a interação de quaisquer pontos do espaço físico, social ou informacional. Neste sentido, ela não é complementar à virtualização, opondo-se a ela.

  • D.

    Não é preciso investir na inclusão digital e cibercultural do professor. Já basta ter acesso ao computador conectado à internet e saber lançar mão das suas interfaces; logo, a inclusão digital e cibercultural não representa um desafio para as políticas públicas e sociais e para a formação de professores.

  • E.

    A cibercultura não destrói hierarquias e fronteiras e as institui em um processo complexo de “territorializações”, o que impossibilita uma imersão dos indivíduos/coletivos numa maior flexibilidade social, em uma organização fixa com papéis rígidos e lugares sociais marcados.