Pedagogia História da Educação Brasileira O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira

De acordo com o Professor Dr. Luiz Fernandes Dourado, “No tocante à educação superior, os dados educacionais indicam complexos desafios a serem superados. Em que pese a expansão vivenciada pelo sistema, sobretudo na última década, e a despeito de revelarem incremento substantivo das matrículas, os indicadores ainda revelam os enormes desafios interpostos à garantia do acesso a esse nível de ensino, principalmente para a população entre 18 e 24 anos, em padrões aceitáveis internacionalmente e em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE 2001-2010)”.

Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 891-917, out. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 6/1/2014.

Nesse contexto referenciado, pode-se afirmar que

I) os indicadores educacionais relativos a matrículas em cursos de graduação presenciais registravam a manutenção da lógica privatista da educação superior.

II) como tendência desse processo expansionista, merece ser ressaltado, ainda, o incremento de matrículas via interiorização das IES.

III) o processo de diversificação e diferenciação institucional, naturalizado, após 1995, no país, sinalizou, ainda, importantes movimentos na educação superior brasileira.

Está (ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s):

  • A. I e III, somente.
  • B. I, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. III, somente.
  • E. I, II, III.