Pedagogia História da Educação Brasileira O Ensino Superior na Contemporaneidade Brasileira

A Educação Superior tem como finalidade central a formação para a vida em sociedade, o que implica em uma inserção ativa de seus indivíduos no sentido de transformá-la, para superar as limitações que lhe impedem de ser um espaço de crescimento coletivo e individual. Analise as proposições abaixo e marque a opção incorreta.

  • A.

    Podem ser considerados tipos de intervenção da Psicologia Escolar no ensino superior uma assessoria ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).

  • B.

    O processo educativo tem como objetivo norteador colocar-se como instrumento de organização, reorganização e ressignificação de valores e conceitos que permitirão aos estudantes uma atuação consciente e intencional no contexto em que estão inseridos.

  • C.

    Podem ser consideradas dimensões de intervenção institucional da Psicologia Escolar na Educação Superior a gestão de políticas, programas e processos educacionais na IES. Também as propostas pedagógicas e funcionamento do curso e o perfil do estudante.

  • D.

    Embora se apresente a importância do campo de atuação da Psicologia Escolar nas IESs, seu reconhecimento como importante colaboradora diante dos atuais desafios que enfrentam é praticamente inexistente nos principais centros urbanos brasileiros.

  • E.

    No contexto da educação superior, o psicólogo escolar deve ter clareza sobre a importância da fundamentação teórico-conceitual acerca do desenvolvimento psicológico humano, em especial do sujeito adulto, bem como do planejamento de ações coletivas que se deem nos âmbitos institucional e sociopolítico das IESs.