Pedagogia Pesquisa em Educação Processo ação-reflexão-ação no desenvolvimento do trabalho pedagógico

Em educação, a pesquisa tem grande importância para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. No caso do pedagogo que trabalha junto a comunidades que têm questões práticas a serem resolvidas, um tipo de pesquisa se torna fundamental: a pesquisa-ação. A pesquisa-ação considera fundamental
  • A. a transformação do espaco-tempo dos sujeitos envolvidos na pesquisa sob a normatização dos pesquisadores responsáveis pela condução do processo de pesquisa.
  • B. o envolvimento dos pesquisadores de forma a imergir no campo para que possa ouvir os sujeitos e tomar decisões que possam tomar sozinhos em prol da comunidade.
  • C. o engajamento da comunidade de forma que todos auxiliem o pesquisador para que este assuma as responsabilidades do processo e de prosseguimento as ações.
  • D. as avaliações dos sujeitos acerca dos problemas da comunidade devem intervir pouco nas ações dos pesquisadores para que o fazer cientifico não se descaracterize.
  • E. a participação de todos os envolvidos, tanto dos pesquisadores quanto da comunidade ou grupo no qual será aplicada a ação, com a discussão conjunta das decisões e ações a serem desenvolvidas.