Para que a escola pública brasileira desempenhe as funções
sociais, políticas e pedagógicas a ela atribuídas, algumas
mudanças estruturais são imprescindíveis. Estas
mudanças deverão instalar
A
a primazia do poder da razão, da atividade científica
e tecnológica em detrimento do sentimento, da imaginação
e da subjetividade, pois o que se pretende é
uma racionalidade instrumental capaz de separar o
sujeito do objeto de conhecimento.
B
a organização escolar estruturada no modelo econômico
capitalista neoliberal, de modo que sejam promovidas
a igualdade social, a inclusão étnico-racial,
digital e, ainda, a efetivação da cidadania de todos.
C
uma política educacional, que contemple a gestão
centralizadora, que facilite e agilize as tomadas de
decisão, o uso dos recursos financeiros e o cumprimento
rigoroso da legislação emanada das instâncias
superiores competentes.
D
a cultura da democratização nas relações existentes
na escola, o exercício da gestão colegiada e participativa,
com distribuição equilibrada de poder e de
responsabilidade entre os envolvidos no processo
educativo e em todas as esferas dos sistemas de ensino.