Imagem de fundo

Ana Beatriz foi aprovada no concurso da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para o carg...

Ana Beatriz foi aprovada no concurso da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos para o cargo de professora de ensino fundamental I. Ao participar das reuniões e discussões na escola percebia formas veladas de autoritarismo, pois sua palavra era sempre tolhida diante da manifestação de colegas que estavam há mais tempo na instituição. A partir da leitura de Resende (In: Veiga, 1998), a professora se pergunta: “como pensar e atuar na escola pública de que se espera a construção coletiva de um projeto que traduza seus rumos e seus princípios?”

Na acepção de Resende (1998), primeiramente a escola contemporânea deve

A

desenvolver ações perceptíveis baseadas no democratismo, priorizando os princípios que se construíram ao longo das experiências do profissional da educação.

B

priorizar a competência para o exercício do aprendizado do espaço coletivo cuja diversidade e cujo multiculturalismo constituem-se em espaços inerentes.

C

assimilar as diversidades lapidadas e enquadradas no ideal educativo a fim de construir um projeto político- pedagógico a partir de um entendimento epistemológico que respalda o ambiente multicultural da escola.

D

propiciar a construção de um projeto político- -pedagógico coletivizado a partir de uma concepção de multiculturalidade sedimentada no cotidiano escolar e no contexto social mais amplo.

E

promover práticas multiculturais no calendário escolar, ou seja, ações de intervenção entre as diferentes culturas, bem como práticas interculturais, com a presença de diferentes grupos numa mesma sociedade.