Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Paradigmas educacionais

No documento intitulado “Educação um Tesouro a Descobrir “, de Jacques Delors (1998), o autor afirma que: “Ante os múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável à humanidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social (p.11).” Acrescenta que, diante dos desafios da globalização, dos novos arranjos econômicos e políticos, os avanços tecnológicos impõem “Cada vez mais, o conceito de educação ao longo de toda a vida, dadas as vantagens que oferece em matéria de flexibilidade, diversidade e acessibilidade no tempo e no espaço. É a ideia de educação permanente que deve ser repensada e ampliada. É que, além das necessárias adaptações relacionadas com as alterações da vida profissional, ela deve ser encarada como uma construção contínua da pessoa humana, dos seus saberes e aptidões, da sua capacidade de discernir e agir. Deve levar cada um a tomar consciência de si próprio e do meio ambiente que o rodeia, e a desempenhar o papel social que lhe cabe enquanto trabalhador e cidadão”. (p.18). 

Avalie as informações a respeito dos principais desafios para a educação na atualidade. 


I. Construção de novos paradigmas que contemplem as novas formas de construção do conhecimento. 

II. Definição sobre a distribuição e redistribuição dos recursos financeiros, adotando parcerias público-privado para evitar desvios de verbas. 

III. Compreensão de que a escola é uma instituição alheia às novas relações culturais, sociais e econômicas, principalmente após a expansão da tecnologia. 

IV. Articulação entre saberes, metodologias, avaliação e processos de aprendizagem que promovam a conscientização, a participação e a emancipação dos sujeitos. 


Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I e III.
  • B. I e IV.
  • C. III e IV.
  • D. II, III e IV.