Imagem de fundo

Os PCN propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares. Diante des...

Os PCN propõem uma mudança de enfoque em relação aos conteúdos curriculares. Diante dessa afirmativa considere os itens a seguir:

I- Ao invés de um ensino em que o conteúdo seja visto como um fim em si mesmo, o que se propõe é um ensino em que o conteúdo seja visto como meio.

II- Os conteúdos devem permitir que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos.

III- Qualquer que seja a linha pedagógica, professores e alunos trabalham, necessariamente, com conteúdos. O que diferencia radicalmente as propostas é a função que se atribui aos conteúdos no contexto escolar e, em decorrência disso, as diferentes concepções quanto à maneira como devem ser selecionados e tratados.

IV- O projeto educacional expresso nos PCN demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes.

Assinale a alternativa que contempla todos e somente os itens corretos.

A

I,II e III

B

I,III e IV.

C
I e IV.
D

I, II,III e IV.