Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP

O ensino contemporâneo esteira-se ainda na compartimentalização do conhecimento e na especialização do saber. A transversalidade do conhecimento rompe com o ideário do saber fragmentado e constrói um novo significado para temas tratados antes em espaços exclusivos de algumas áreas. Várias questões sociais, políticas e educacionais podem se constituir como temas transversais. Para a escolha de temas transversais para o trabalho em ambientes educacionais, é preciso considerar os seguintes critérios:

  • A.

    abrangência nacional, necessidades do mercado, urgência social.

  • B.

    necessidades do mercado, necessidades do Estado, abrangência nacional.

  • C.

    urgência social, necessidades do mercado e favorecimento da compreensão da realidade e da participação social.

  • D.

    urgência social, abrangência nacional e o favorecimento da compreensão da realidade e da participação social.

  • E.

    favorecimento da compreensão da realidade e da participação social, necessidades do Estado, abrangência nacional.