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O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertaç...

O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, cada um com o olhar e leitura do autor, desde sua perspectiva, situado em seu contexto político e suas circunstâncias históricas. Em 2011 o Fórum Nacional de Educação elaborou documento denominado Planejamento Educacional no Brasil, tratando da temática.

BORDIGNON, Genuíno. Planejamento Educacional no Brasil. Brasília: FNE, 2011.

A parir desse documento, pode-se compreender melhor o processo de planejamento educacional no Brasil que se caracteriza por alguns aspectos marcantes. Assinale a alternaiva que caracteriza esses aspectos.

A

O planejamento educacional no Brasil é um fenômeno que percorre o século XX e houve décadas alternando alguns períodos de paricipação, inicialmente focada nos agentes do governo e mais recentemente na sociedade civil organizada, e outros do vazio das vozes silenciadas.

B

O planejamento educacional no Brasil é uma aividade recente, que se concreiza somente após a aprovação do PNE (2001-2011). Antes desse período, não houve outras iniciaivas de planejamento da educação nacional.

C

A rigor, o Brasil nunca teve um planejamento da educação e, dessa forma, se caracteriza pela improvisação e fragmentação das ações por parte dos sucessivos governos.

D

Podemos considerar que o planejamento educacional no Brasil teve início com a vinda dos primeiros jesuítas para as missões de catequização, ainda no período colonial, no século XVI.

E

Ao tratar o planejamento educacional no Brasil, situamos as primeiras iniciaivas com a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil em 1808.