Pedagogia Planejamento na Educação

Sueli era a coordenadora de uma equipe responsável pela área de educação corporativa. Ela recebeu uma demanda da diretoria para definir as competências específicas do setor de produção da empresa. Sueli decidiu, então, preparar uma oficina de trabalho para a sua equipe na qual apresentaria alguns princípios para desenvolver uma lista de competências. Considerando o estágio atual dos conhecimentos na área, Sueli deveria incluir em sua lista o seguinte princípio:
  • A. Elaborar uma lista ampla – as competências listadas devem ser exaustivas, para cobrir todas as competências profissionais possíveis;
  • B. Definir níveis de excelência – a lista deve estabelecer expectativas de desempenho para os profissionais em seus diferentes níveis;
  • C. Evitar competências mutuamente exclusivas – muitas competências são similares e a lista deve incluir todas para oferecer um leque abrangente;
  • D. Trabalhar no sentido das competências para o resultado – focar nas competências necessárias, pois os resultados serão uma consequência natural;
  • E. Evitar exemplos de comportamento – apontar e ilustrar comportamentos esperados para uma competência pode causar constrangimentos.