Imagem de fundo

É importante frisar que uma escola só melhora ao criar melhores situações de aprendizag...

É importante frisar que uma escola só melhora ao criar melhores situações de aprendizagem, melhores contextos cognitivos, melhor ecologia cognitiva, melhores interações geradoras de vibração bio-psico-energética do sentir-se como alguém que está aprendendo.

No trecho selecionado, Hugo Assmann enfatiza uma perspectiva sobre os processos que criam situações de aprendizagem, nas quais todos possam despertar-se como sujeitos e cidadãos. Segundo o pensamento do autor, NÃO colabora para que isso ocorra no cotidiano das escolas

A

o reconhecimento de que o que está em jogo é o direito das crianças e dos jovens à educação, assim como a autoestima e a alegria de viver dos docentes.

B

a resistência em encarar o processo pedagógico como tal, insistindo-se na ideia de que a melhoria dos recursos para educação (infraestrutura material condizente, disponibilidade de recursos funcionais, gestão) é pré-condição para a renovação pedagógica.

C

o enfrentamento do apartheid neuronal em relação ao potencial cognitivo dos aprendentes (alunos e alunas).

D

o fortalecimento da ideia de que a educação deve preparar o alunado para a flexibilidade máxima, não importando as diferentes situações de aprendizagem.

E

a equiparação radical entre processos cognitivos e processos vitais.