Questão 1088507 - Psicologia genética de Piaget
Concurso: Prefeitura de São Gonçalo - RJ 2011
Cargo: Professor Supervisor Educacional
Banca: Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ)
Nível: Superior
Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Psicologia genética de Piaget
Leia o texto abaixo. A avaliação da aprendizagem deveria servir de suporte para a qualificação daquilo que acontece com o educando, diante dos objetivos que se tem, de tal modo que se pudesse verificar como agir para ajudá-lo a alcançar o que procura. A avaliação não deveria ser fonte de decisão sobre o castigo, mas de decisão sobre os caminhos do crescimento sadio e feliz.
(Luckesi, artigo Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude, p.139).
As duas possibilidades de avaliação contidas no texto de Luckesi são contraditórias: avaliação como fonte de decisão sobre o castigo ou avaliação como reorientação da caminhada. Numa escola que tem sua atenção e seus esforços voltados para a transformação, o exercício da avaliação implica:
-
A.
um ambiente de liberdade e de atenção às necessidades individuais do aluno
-
B.
o desajustamento da criança à escola
-
C.
várias exigências acima da capacidade de compreensão do grupo
-
D.
pouca preocupação com o aluno individualmente, somente com o coletivo
-
E.
a consideração do erro como fonte de punição e não como possibilidade de nova conduta