Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Psicologia genética de Piaget

Leia o texto abaixo. “A avaliação da aprendizagem deveria servir de suporte para a qualificação daquilo que acontece com o educando, diante dos objetivos que se tem, de tal modo que se pudesse verificar como agir para ajudá-lo a alcançar o que procura. A avaliação não deveria ser fonte de decisão sobre o castigo, mas de decisão sobre os caminhos do crescimento sadio e feliz.” 

(Luckesi, artigo Prática Escolar: do erro como fonte de castigo ao erro como fonte de virtude, p.139). 


As duas possibilidades de avaliação contidas no texto de Luckesi são contraditórias: avaliação como fonte de decisão sobre o castigo ou avaliação como reorientação da caminhada. Numa escola que tem sua atenção e seus esforços voltados para a transformação, o exercício da avaliação implica:

  • A.

    um ambiente de liberdade e de atenção às necessidades individuais do aluno

  • B.

    o desajustamento da criança à escola

  • C.

    várias exigências acima da capacidade de compreensão do grupo

  • D.

    pouca preocupação com o aluno individualmente, somente com o coletivo

  • E.

    a consideração do erro como fonte de punição e não como possibilidade de nova conduta