Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Psicologia genética de Piaget

Segundo Perrenoud, “a evolução do mundo, das fronteiras, das tecnologias, dos estilos de vida requer uma flexibilidade e uma criatividade crescentes dos seres humanos no trabalho e na cidade.” (PERRENOUD, P.; MAGNE, D.C. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999, p.15.)


Para atender a essa questão, ele nos propôs o conceito de competências. Esse teórico afirma que a competência:


  • A.

    é inseparável da formação de esquemas de mobilização de conhecimentos com discernimento ao serviço de uma ação eficaz.

  • B.

    consiste no acúmulo de conhecimentos procedimentais que ocorrem ao longo da vida escolar do aluno.

  • C.

    independe de conhecimentos, posto que competências relacionam-se à formação de esquemas.

  • D.

    se estabiliza quando hábitos simples permitem que o sujeito busque, por ensaio e erro, a resposta para uma situação-problema.