Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Psicologia genética de Piaget

“Penso que a natureza estética da educação não significa que isto ocorra, explícita e conscientemente, o tempo todo. Creio que a partir do momento em que entramos na sala de aula, do momento em que você diz aos alunos: “Olá, como vão?”, você inicia, necessariamente, um jogo estético. E assim é porque você é um educador que tem que representar um papel estratégico e diretivo na pedagogia libertadora. Existem três dimensões que estão sempre juntas no ato de educar. Creio, por isso, que quanto mais o educador percebe com clareza essas características do ensino, mais pode melhorar a eficiência da pedagogia.” (Paulo Freire, in: Medo e Ousadia)

Assim, segundo Paulo Freire, trabalhamos na formação dos alunos, simultaneamente:

  • A.

    os valores morais, o desenvolvimento cognitivo, além de atividades psicomotoras.

  • B.

    um conhecimento científico, a ampliação cultural e o amor pelos outros seres viventes.

  • C.

    uma determinada teoria do conhecimento posta em prática, um ato político e um ato estético.

  • D.

    a socialização crítica, a compreensão por meio da experiência e os mecanismos de analogias.

  • E.

    um conjunto das informações e princípios armazenados pela humanidade e a visão do homem vitruviano.