Imagem de fundo

Para Perrenoud (2000, p.11) “[um roteiro para um novo ofício] surge relacionado a uma c...

Para Perrenoud (2000, p.11) “[um roteiro para um novo ofício] surge relacionado a uma crise, em tempo em que os professores tendem a se voltar para sua turma e para as práticas que se mostram válidas.”


A respeito das dez novas competências profissionais docentes propostas por esse autor, é correto afirmar que

A

organizar e dirigir situações de aprendizagem em escolas mais eficazes é uma maneira complicada de designar o que fazem espontaneamente os professores, isto é, sem despender muito tempo e energia para organizar situações de ensino.

B

para envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho é preciso suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber e desenvolver na criança a capacidade de autoavaliação.

C

antes de iniciar a participação na/da administração da escola, faz-se necessário esperar que os professores evoluam no sentido de compreender a importância da responsabilização e da participação nos projetos da instituição.

D

para utilizar novas tecnologias na escola, é desnecessário pensar a interação entre a evolução dos instrumentos, as competências intelectuais e a relação com o saber que a escola pretende formar.