Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem Psicologia genética de Piaget

São fases pertinentes ao método Paulo Freire, exceto:

  • A.

    Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.

  • B.

    Levantamento do universo vocabular realizado com o auxilio do dicionário, feito esclusivamente pelo professor, utilizando palavras que auxiliem na aprendizagem dos alunos.

  • C.

    Criação de situações existenciais características do grupo. Tratam-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.

  • D.

    Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem no entanto seguir uma prescrição rígida.

  • E.

    Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas - numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.