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Acerca da formação do sujeito, as escolas devem praticar sua autonomia, na organização ...

Acerca da formação do sujeito, as escolas devem praticar sua autonomia, na organização e elaboração do projeto pedagógico, pois esse instrumento registra a política educacional ali praticada. Sendo assim, é correto afirmar, exceto que

A

o homem não se faz homem naturalmente, é preciso aprender, o que implica o trabalho educativo. Assim, o saber que diretamente interessa à educação é aquele que emerge como resultado do processo de aprendizagem. Para chegar a esse resultado a educação tem que tomar como referência o saber objetivo produzido historicamente.

B

a educação se caracteriza como um direito democrático de todos os cidadãos, qual seja, de terem acesso à cultura acumulada pelo conjunto dos homens durante a história da humanidade. Democratizar a gestão da educação requer a participação da sociedade no processo de discussão e avaliação da política de educação e na fiscalização de sua execução.

C

o significado do conceito de gestão nos remete à noção de autonomia, participação, construção coletiva, pensamento crítico e, ainda, de responsabilidade na busca pela qualidade da educação veiculada no espaço público.

D

devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos, bem como a inserção ao mundo e a constituição da cidadania também como poder de participação, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Qualidade é, pois, conceito implícito à educação e ao ensino.

E

a participação e o compromisso se referem apenas à comunidade interna, sem a necessidade de buscar alianças com a comunidade externa. Finalmente, a participação requer a posição de governantes, coadjuvantes.