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Conceber a prática pedagógica vivenciada em diferentes espaços-tempos envolve pensar um...

Conceber a prática pedagógica vivenciada em diferentes espaços-tempos envolve pensar uma instituição que planeja sua prática, no sentido de imprimir intencionalidade ao trabalho, destacando que esse planejamento se constitui na dimensão do trabalho coletivo, que se expressa no Projeto Político Pedagógico.

Em relação ao trabalho coletivo, há uma especificidade na Educação de Jovens e Adultos a ser considerada, que se refere a um aspecto estruturante da política que se constitui na possibilidade de integração das áreas de conhecimento e seus respectivos componentes curriculares, assim como os espaços-tempos de formação e planejamento.

Outro aspecto relevante do planejamento para a EJA, se refere à diversidade dos estudantes, considerando:

A

o desempenho no histórico escolar, a narrativa familiar e o interesse real pelo conhecimento.

B

as diferentes faixas etárias, as relações com o mundo do trabalho, os interesses e os percursos de aprendizagem.

C

as suas crenças religiosas, as preferências político-partidárias e a atuação comunitária voluntária.

D

a classe social a que pertence, as características de protagonismo, o amadurecimento emocional e os seus dons naturais.

E

o grau de sociabilidade, a autonomia para falar e escrever e a postura ética diante do mundo.