Questão 1082674 - Psicologia da educação infantil
Concurso: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) 2019
Cargo: Professor de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Educação Pedagogia)
Banca: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Nível: Superior
Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação infantil
As teorias psicogenéticas, discutidas por La Taylle, Oliveira e Dantas (1992), trazem a temática da afetividade e cognição. Entre as teorias psicogenéticas destaca-se a desenvolvida por Jean Piaget (1896-1980), que contribui para a compreensão do desenvolvimento do juízo moral na criança. Com base na teoria piagetiana pode-se afirmar que:
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A.
Todo ato moral envolve obrigatoriamente dois aspectos: o dever e o bem, sendo que o primeiro corresponde ao sentimento de obrigatoriedade que experimentamos perante uma regra moral.
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B.
Os aspectos mais difundidos e explorados na abordagem piagetiana são aqueles referentes ao funcionamento cognitivo, entre eles, a centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana.
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C.
A teoria piagetiana é considerada uma teoria cognitivista, à medida que se preocupou com a investigação dos processos internos relacionados à aquisição, organização e uso do conhecimento.
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D.
Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por tais regras.