Imagem de fundo

As teorias psicogenéticas, discutidas por La Taylle, Oliveira e Dantas (1992), trazem a...

As teorias psicogenéticas, discutidas por La Taylle, Oliveira e Dantas (1992), trazem a temática da afetividade e cognição. Entre as teorias psicogenéticas destaca-se a desenvolvida por Jean Piaget (1896-1980), que contribui para a compreensão do desenvolvimento do juízo moral na criança. Com base na teoria piagetiana pode-se afirmar que:

A

Todo ato moral envolve obrigatoriamente dois aspectos: o dever e o bem, sendo que o primeiro corresponde ao sentimento de obrigatoriedade que experimentamos perante uma regra moral.

B

Os aspectos mais difundidos e explorados na abordagem piagetiana são aqueles referentes ao funcionamento cognitivo, entre eles, a centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana.

C

A teoria piagetiana é considerada uma teoria cognitivista, à medida que se preocupou com a investigação dos processos internos relacionados à aquisição, organização e uso do conhecimento.

D

Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por tais regras.