Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Papel da afetividade na aprendizagem

Muitas vezes, práticas de violência são banalizadas ou não são reconhecidas como tal. Não só as crianças trazem para a escola marcas da violência vivida no cotidiano, como também os adultos que trabalham com elas são portadores de atitudes violentas, quando dissimulam comportamentos e atitudes como se não fossem violentas. Como uma prática de ação educativa poderá trabalhar na contramão da banalização da violência no cotidiano escolar?

  • A.

    Reconhecendo que os professores regentes que atuam diretamente com as crianças são protagonistas responsáveis pela construção de uma cultura de paz na escola.

  • B.

    Criando situações de violência para que a criança possa aprender a lidar com sua agressividade, medos e frustrações.

  • C.

    Enfrentando a violência na escola, superando modelos punitivos, autoritários e segregadores que dirimem qualquer possibilidade do diálogo e da escuta.

  • D.

    Promovendo prát icas educat ivas que conscientizem as famílias, as principais responsáveis pela perpetuação da cultura de violência na escola

  • E.

    Considerando a prática de violência como processo de rotinização escolar, e evitando o diálogo para não valorizar esta prática no cotidiano.