Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Papel da afetividade na aprendizagem

A avaliação como prática de investigação tem o sentido de romper as barreiras entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem e entre os conhecimentos presentes no contexto escolar. Desta forma, os mecanismos de percepção e de leitura da realidade são ampliados, facilitando a identificação dos sinais de que algum aluno esteja sendo posto à margem do processo e das pistas para viabilizar a reconstrução de seu trajeto, como parte da dinâmica coletiva instaurada na sala de aula.” (Maria Teresa Esteban)

No contexto apresentado, a finalidade é que todos os alunos possam ampliar continuamente os conhecimentos que possuem, cada um:

  • A.

    tentando desenvolver o autoconhecimento e a personalidade.

  • B.

    compartilhando suas dúvidas e interesses com o(a) professor(a).

  • C.

    no seu tempo, com seus recursos e com a ajuda do coletivo.

  • D.

    na sua expectativa de comparação com os colegas da turma.

  • E.

    com a sua própria ideia do que seja aprovação e reprovação.