Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Papel da afetividade na aprendizagem

Entre inúmeras pesquisas e estudos no campo educacional, os trabalhos a respeito da família/escola desenvolvidos por Heloisa Szymanski nos permitem afirmar que

  • A.

    no século XXI, as famílias, indistintamente, engajam-se em projetos coletivos de melhoria do ensino e das relações da escola com a comunidade, permitindo a fluidez das relações.

  • B.

    as famílias das classes trabalhadoras sempre se envolvem nos projetos de melhoria do ensino e da escola, estabelecendo uma relação horizontal com os gestores.

  • C.

    famílias com melhor condição financeira não valorizam os projetos coletivos voltados à melhoria do ensino e das relações escola/comunidade, dificultando a relação dialógica necessária.

  • D.

    a relação horizontal e dialógica entre a família e a escola só é possível quando se considera que os vários contextos sociais geram diferentes relações sociais.

  • E.

    a relação dialógica entre família e escola não é possível porque a ação educativa destas instituições difere em seus objetivos, conteúdos e métodos.