Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos

Duas vertentes de tendências pedagógicas têm orientado práticas educacionais escolares e não escolares no Brasil, refletindo na ação de educação alimentar e nutricional (EAN) desenvolvida pelo nutricionista: a liberal e a progressista. A partir do exposto, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    A pedagogia dialógica faz uso da técnica de exposição dialogada dos conteúdos que são selecionados pelo professor de acordo com sua experiência prática.

  • B.

    As pedagogias liberais se fundamentam na ideia de que a escola tem por fim a preparação dos indivíduos para exercer papéis na sociedade de acordo com suas aptidões pessoais.

  • C.

    A pedagogia renovada tem como foco o aprender a aprender, ou seja, os alunos são colocados frente a situações ativas de aprendizagem nas quais, por si próprios, mobilizam atividades intelectuais de criação, de expressão verbal, escrita e plástica.

  • D.

    O tecnicismo educacional faz uso de recursos tecnológicos por excelência, tendo em vista maximizar a produção econômica e garantir o funcionamento ajustado da sociedade.

  • E.

    A pedagogia crítico-social dos conteúdos valoriza os conhecimentos escolares que devem ser apropriados de forma crítica, tendo em vista a superação da realidade social.