Duas vertentes de tendências pedagógicas têm orientado práticas educacionais escolares e não escolares no Brasil, refletindo na ação de educação alimentar e nutricional (EAN) desenvolvida pelo nutricionista: a liberal e a progressista. A partir do exposto, é INCORRETO afirmar:
A pedagogia dialógica faz uso da técnica de exposição dialogada dos conteúdos que são selecionados pelo professor de acordo com sua experiência prática.
As pedagogias liberais se fundamentam na ideia de que a escola tem por fim a preparação dos indivíduos para exercer papéis na sociedade de acordo com suas aptidões pessoais.
A pedagogia renovada tem como foco o aprender a aprender, ou seja, os alunos são colocados frente a situações ativas de aprendizagem nas quais, por si próprios, mobilizam atividades intelectuais de criação, de expressão verbal, escrita e plástica.
O tecnicismo educacional faz uso de recursos tecnológicos por excelência, tendo em vista maximizar a produção econômica e garantir o funcionamento ajustado da sociedade.
A pedagogia crítico-social dos conteúdos valoriza os conhecimentos escolares que devem ser apropriados de forma crítica, tendo em vista a superação da realidade social.