Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos

A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a chegada de um novo professor e o instruiu dizendo-lhe que a turma A era composta por alunos muito competentes em Matemática, dedicados aos estudos e criativos; sobre a turma B, afirmou serem alunos desinteressados, desatentos e sem futuro para as ciências exatas. Passados alguns meses observou-se considerável elevação no desempenho da turma A, assim como o resultado inverso pode ser conferido na turma B. Detalhe importante é que a coordenadora havia invertido as informações fornecidas ao professor, isto é, a turma dos bons alunos era, na verdade, a B.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.

  • A.

    Cabe ao professor, durante a intervenção em sala de aula, interagir com a turma, auxiliar os alunos nas dificuldades e reforçar os pontos positivos na aprendizagem.

  • B.

    Ao assumir novas turmas, é indispensável que o professor seja informado adequadamente sobre os alunos pelas pessoas mais antigas na escola sob pena de não conseguir realizar um bom trabalho.

  • C.

    As informações da coordenadora pedagógica a respeito das capacidades dos alunos são fundamentais para o sucesso do trabalho do professor.

  • D.

    O professor deve estar atento às informações de terceiros a respeito dos seus alunos, caso contrário não conseguirá ensiná-los.

  • E.

    Antes de iniciar as aulas, o novo professor deveria conferir com o serviço de orientação educacional a situação dos alunos.