Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Tendências Pedagógicas

As transformações do cenário histórico da educação brasileira atingem todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Mesmo que possuam suas características próprias, podemos ponderar que o cotidiano escolar é permeado pelas tendências pedagógicas. As quais, nenhuma dessas correntes esgotou-se, pois de certo modo estão articuladas às práticas educativas até hoje. Ao analisar sobre as tendências pedagógicas, tais reflexões nos apresentam um vasto campo de relações com a didática, com a prática pedagógica e docente no contexto educativo nas escolas. Tão logo o professor busca nos métodos de ensino concepções para a construção tanto do ensino quanto da aprendizagem. (LIBÂNEO, 1994). 


De acordo com o excerto apresentado acima sobre as tendências pedagógicas, relacione a primeira coluna com a segunda coluna, correspondente com o que cada tendência apresenta sobre os métodos de ensino: 


I - Escola nova. 

II - Tecnicista.

III - Libertadora. 

IV - Histórico-crítica. 


(  ) Valorização do aspecto psicológico (tentativa experimental, teste de inteligência). Pesquisa, descoberta, desenvolvimento mental. As técnicas de ensino utilizadas exigem o uso de muitos recursos didáticos. 

( ) Técnicas, instruções, programa sequencial. Não se preocupa com o processo mental do aluno, mas sim com o produto desejado. Modeladora do comportamento humano. Discussões, reflexões e debates são desnecessários. 

(  ) Grupo de discussão, professor animador, temas geradores, problematização, saber popular, método ativo, dialogal e crítico. O conhecimento considerado mais importante é o que resulta das experiências vividas no grupo. 

(  ) Coerente à significação humana social. 

  • A. IV, II, III, I.
  • B. IV, I, II, III.
  • C. II, I, III, IV.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. III, I, II, IV.