Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Teorias curriculares

O autor Tomaz Tadeu da Silva (1999), no livro Documentos de identidade, uma introdução às teorias do currículo, apresenta como forma útil distinguir as diferentes teorias do currículo, o exame dos diversos conceitos que cada uma delas emprega. O autor apresenta em um quadro o resumo das grandes categorias das teorias do currículo de acordo com os conceitos que elas enfatizam.

Assinale a alternativa que apresenta os conceitos defendidos pelas Teorias Críticas:

  • A.

    Ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.

  • B.

    Ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

  • C.

    Ideologia, diferença, subjetividade, conscientização, relações sociais de produção, significação e discurso, emancipação e libertação, currículo oculto e eficiência.

  • D.

    Identidade, alteridade, diferença, subjetividade, conscientização, significação e discurso, saber-poder, emancipação e libertação, multiculturalismo e resistência.