Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação

Jean Piaget mostrou que a criança constroi conhecimentos interagindo com o meio em atividades significativas  que instigam o seu interesse. O desenvolvimento cognitivo da criança se processa por intermédio de desequilíbrios ou rupturas do estado de harmonia, que provocam processos de equilibração. Há diversas implicações da abordagem de Piaget para a educação de crianças com deficiência motora, cujo contato com o meio é restrito devido a sua limitação para se locomover e manipular os objetos. No contexto do brincar, qual afirmação se mostra mais coerente com os preceitos desse autor quanto à importância de gerar desequilíbrios pedagógicos?

  • A.

    A criança, mesmo que não possa agir por conta própria, aprende muito, na brincadeira, ao observar seus colegas em ação.

  • B.

    Os esquemas de ação são o alicerce sobre o qual a criança ampliará o seu repertório, daí a importância de instigar várias maneiras de brincar com cada brinquedo.

  • C.

    As crianças com deficiência física impossibilitadas de deslocar-se para explorar o meio de forma espontânea e natural terão atrasos no desenvolvimento da inteligência.

  • D.

    O treinamento psicomotor com brinquedos como os jogos de encaixe e jogos de memória é recomendado para que a criança aprenda por associação e memorização.

  • E.

    O professor e a equipe terapêutica detêm o conhecimento sobre os brinquedos mais apropriados a cada etapa de desenvolvimento e cabe a eles a escolha dos mais adequados.