Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação

No campo de estudos da aprendizagem existe uma grande variedade de correntes teóricas que visam discorrer sobre modelos e tipos de aprendizagem, que repercutem no desenvolvimento das práticas pedagógicas escolares. 

Dentre elas, as teorias ambientalistas, as teorias inatistas e as teorias cognitivistas da aprendizagem. Estas últimas se propõem a estudar:

  • A.

    os seres humanos em suas capacidades de aprender, de observar, de imitar, de pesquisar, de refletir etc. em conexão com a vida prática, e com a dimensão do autodidatismo.

  • B.

    os indivíduos em sua natureza espontânea, sem interferência de objetos e situações exteriores que possam dissimular as atitudes genuínas, tornando os dissimulados.

  • C.

    as habilidades e as atitudes humanas, relacionando as às múltiplas inteligências e aos diferentes contextos socioeconômicos das crianças e adolescentes.

  • D.

    as diversas maneiras de transmissão do conhecimento historicamente sistematizado, utilizando metodologias comprovadas e que garantem a herança cultural.

  • E.

    os processos mentais, as estratégias didáticas de ensino, focando se na solução de problemas, no processamento da informação e na construção do conhecimento.