Pedagogia Educação e Psicologia (Psicopedagogia) Psicologia da educação

Sobre as bases psicológicas da aprendizagem, analise as assertivas abaixo:

I. Segundo a concepção de Piaget, se a aprendizagem está em função não só da comunicação, mas também do nível de desenvolvimento alcançado, adquire então relevo especial - além da análise do processo de comunicação - a análise do modo como o sujeito constrói os conceitos comunicados e, portanto, a análise qualitativa das "estratégias" utilizadas, dos erros, do processo de generalização.

II. A concepção proposta pelos behavioristas e os neobehavioristas, afirma que o processo de comunicação deve determinar uma transmissão e uma assimilação de informação já completamente organizada em si; ao "estudante", encerrado numa relação individualista com o projeto-docente, ou levado a competir continuamente com os outros "estudantes", é destinado um papel passivo e, portanto, não automotivado; por ele deve ser continuamente reforçado a partir do exterior.

III. Através do processo de comunicação com os outros membros do "coletivo", constrói-se um modo de ser socialista que depois se interiorizará como ideologia consciente; sempre através deste processo de comunicação no interior do coletivo, e do coletivo com o professor, os "estudantes" tomam consciência da insuficiente clareza e precisão dos seus conceitos, das contradições que eles determinam, do fato de que frequentemente são inadequados para interpretar novos aspectos da realidade.

Assinale

  • A.

    se somente as assertivas II e III estiverem corretas.

  • B.

    se somente as assertivas I e II estiverem corretas.

  • C.

    se somente as assertivas I e III estiverem corretas.

  • D.

    se somente a assertiva I estiver correta.

  • E.

    se todas as assertivas estiverem corretas.