Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Gestão democrática

Os Princípios Básicos da Experimentação devem ser atendidos para que um experimento forneça dados que possam ser analisados através de procedimentos estatísticos. (PIMENTEL GOMES, F. Curso de estatística experimental. 14º. ed.) Os princípios básicos da experimentação são:


I. Repetição consiste no número de vezes em que o tratamento aparece no experimento. Tem por finalidade permitir a obtenção da estimativa do erro experimental, aumentar a precisão das estimativas e aumentar o poder dos testes estatísticos. 

II. Casualização consiste em propiciar aos tratamentos a mesma probabilidade de serem designados a qualquer uma das parcelas experimentais. Têm por finalidade dar validade às estimativas calculadas com os dados observados e aos testes de hipóteses realizados. 

III. Controle local sua função é diminuir o erro experimental. É usado quando uma área experimental é heterogênea. Tem por finalidade dividir uma área heterogênea em áreas menores e homogêneas, chamadas de blocos. 

IV. Aditividade neste caso, os efeitos de tratamento e erro devem ser aditivos. 


Estão corretas:

  • A.

    I e II apenas.

  • B.

    II e III apenas.

  • C.

    I – III e IV apenas.

  • D.

    I – II e III apenas.

  • E.

    I – II – III e IV.