Imagem de fundo

“A experiência tem mostrado que as reflexões sobre os objetivos da Geografia na escola ...

“A experiência tem mostrado que as reflexões sobre os objetivos da Geografia na escola básica não são realizadas com frequência, ou com profundidade, ou têm sido ineficazes para formar convicções, representações sobre a relevância da Geografia escolar. Para ilustrar, podem-se analisar as respostas de um aluno às perguntas sobre para que serve a Geografia: “pra aprender”, e “pra que aprender?” “pra nada" ( CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 2008).


As respostas do aluno denotam o seguinte aspecto:
A

Fraqueza conceitual dos conteúdos de Geografia no Ensino Fundamental.

B

Negligenciamento da relevância social no planejamento dos conteúdos.

C

Descontinuidade nos ciclos educacionais, principalmente no ensino básico.

D

Aplicabilidade dos conteúdos geográficos no espaço vivido pelos alunos.

E

Inadequação do material didático utilizado nas séries iniciais do Ensino Fundamental.