Uma das fases do recebimento de materiais no almoxarifado é a regularização, que se caracteriza
pela recepção dos veículos transportadores e verificação de dados básicos da entrega, como informações da nota fiscal, local de entrega, prazo de entrega contratual e existência de empenho autorizando a entrega.
pelo controle do processo de recebimento e aceitação, pela confirmação da conferência qualitativa e quantitativa por meio da assinatura no carimbo de atesto de materiais ou laudo de inspeção técnica e pela confrontação das quantidades conferidas e faturadas.
pela atividade que verifica se a quantidade de produtos declarada pelo fornecedor na nota fiscal ou documento equivalente corresponde àquela efetivamente recebida, conforme nota de empenho.
pela verificação das especificações técnicas do material entregue pelo fornecedor confrontando com as solicitadas no termo de referência, cuja inspeção pode ser total ou por amostragem.
pela análise da disposição das cargas, da observação das embalagens, quanto a evidências de quebras, umidade, dentre outros danos, confrontando-se a nota fiscal com a nota de empenho, que confirmou o recebimento de mercadoria.