

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à administração de recursos materiais e patrimoniais, compõem os bens materiais e patrimoniais do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), EXCETO
bens de imóveis em andamento.
bens de uso especial.
bens inservíveis..
bens intangíveis.
bens tangíveis.
Para Dias (2012) classificar material, em outras palavras, significa ordená-lo segundo critérios adotados, agrupando-o de acordo com a semelhança, sem, contudo, causar confusão ou dispersão no espaço e alteração na qualidade. O sistema de codificação de materiais mais utilizado pelas empresas, pela sua simplicidade e possibilidade de itens em estoque e informações imensuráveis denomina-se sistema:
Alfabético.
Decimal.
Alfanumérico.
Linear.
Homogêneo.
Na classificação de materiais quanto ao estado de apresentação, consideram-se como inservíveis os materiais que não possuem condições de uso, visto que sua recuperação é inviável.
Certo
Errado
Para Dias (2012), existem sistemas de controle de estoques que dão, com certo grau de precisão, os volumes a serem comprados para determinado período. Um dos sistemas de planejamento e controle de materiais mais divulgados é o sistema ____________________. Originalmente, conhecido através de Joseph Orlick, e que lida especialmente com suprimento de peças e componentes cujas demandas dependem de determinado produto final.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
duas gavetas
MRP (Materials Requirements Planning)
dos máximos-mínimos
das revisões periódicas
curva ABC
O almoxarifado está diretamente ligado à movimentação e ao transporte interno de cargas.
Certo
Errado
Acerca de planejamento logístico, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado abaixo.
O planejamento logístico significa ___________ novos métodos e _____________ para a redução de custos e mais efetividade nos resultados por meio da ________________ de oportunidades de otimização dos processos.
desenhar, atitudes, troca.
criar, estratégias, identificação.
visualizar, estudar, planilha.
identificar, análises, busca.
desenvolver, atitudes, planilha.
Da classificação relativa à estratégia de compras, que segmenta os itens quanto à origem, resultam os grupos de produtos verticalizados e horizontalizados.
Certo
Errado
Em relação às etapas de classificação dos materiais temos:
Coluna 1
1.Catalogação.
2.Simplificação.
3.Identificação.
4.Normalização.
5.Padronização.
6.Codificação.
Coluna 2
(__)Estabelecer padrões para análise de materiais, a fim de permitir seu intercâmbio, possibilitando a redução de variedades e consequente economia.
(__)Criar normas, prescrições de uso, ou seja, a definição da forma como o material deve ser utilizado. Permite maior segurança e menor possibilidade de diferenciação.
(__)Redução da grande diversidade de itens empregados para as mesmas finalidades.
(__)Identidade do material, busca torná-lo único.
(__)Conjuntos de números/letras inteligentes pelos quais facilmente identificamos e conhecemos o material.
(__)Arrolar todos os itens em um catálogo, permitindo consulta e dando uma ideia geral da coleção.
Relacione as colunas 1 e 2 acima e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da correlação das etapas de classificação com seu conceito:
4, 5, 2, 3, 6, 1.
5, 4, 2, 3, 6, 1.
1, 3, 4, 6, 5, 2.
3, 2, 4, 6, 5, 1.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna abaixo:
"______________ corresponde ao número de vezes em que o estoque está sendo consumido na sua totalidade, e em um determinado período".
Após análise, marque a alternativa CORRETA:
Just in time
Lead Time
Manutenção do estoque
Trade off
Giro de estoque
Analise as afirmativas a seguir:
I. O conceito de sigilo profissional remete a uma informação que deve ser propagada imediatamente por força da lei e que veda qualquer relação de privacidade entre dois indivíduos.
II. Em uma organização pública, consideram-se os recursos tangíveis (corpóreos) os seus bens físicos, tais como o material de expediente, o maquinário e o material de limpeza.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
“Na classificação de recursos patrimoniais, sob o ponto de vista de economia, finanças e contabilidade, (1): são aqueles utilizados na geração de novos produtos ou serviços: (2): bens (3): para os que normalmente duram mais de um exercício fiscal ou um ano; (4): e bens de consumo (5): os que usualmente são consumidos em prazo inferior a um período fiscal.”
Assinale a alternativa que promove a adequada substituição:
1 – bens de capital; 2 – máquinas, equipamentos e instalações; 3 – de consumo durável; 4 – como geladeiras, televisores e automóveis; e 5 – não duráveis.
1 – bens fungíveis; 2 – trigo, algodão, arroz e ouro; 3 – de consumo durável; 4 – como geladeiras, televisores e automóveis; e 5 – não duráveis.
1 – bens infungíveis; 2 – como dinheiro ou títulos de liquidez imediata; 3 – de consumo durável; 4 – como móveis e utensílios, máquinas, veículos; e 5 – intangíveis.
1 – bens numerários; 2 – como trigo, algodão, arroz e ouro; 3 – materiais; 4 – como geladeiras, televisores e automóveis; e 5 – não duráveis.
1 – semoventes; 2 – como dinheiro ou títulos de liquidez imediata; 3 – materiais; 4 – como móveis e utensílios, máquinas, veículo; e 5 – tangíveis.
A nota fiscal utilizada comumente no transporte de mercadorias entre filiais, acompanhando os produtos, é denominada de
saída, para o procedimento de vendas para industrialização.
saída, para o procedimento de remessa.
saída, para o procedimento de vendas futuras.
entrada, para o procedimento de transporte.
Assinale a alternativa que contém um documento que não está no rol dos principais documentos para o armazenamento de medicamentos:
Livro ata para registro de notas fiscais.
Demonstrativo da Movimentação Anual de Medicamentos.
Ficha de controle de estoque.
Documento de Requisição (ou solicitação) de Medicamentos.
Guia ou Nota de Medicamento Fornecido.
O objetivo da classificação de materiais é definir uma catalogação, uma simplificação, uma especificação, uma normalização, uma padronização e uma codificação de todos os materiais componentes do estoque da empresa.
Certo
Errado
Suponha-se que, em um produto do estoque em sistema de reposição periódica, o consumo anual seja de seiscentas unidades, o estoque de segurança seja de 100 unidades, o estoque inicial antes do pedido seja de duzentas unidades e o tempo de ressuprimento seja de 90 dias. Nesse caso, é correto afirmar que o lote de compra é de 850 unidades.
Certo
Errado
O que é a classificação de materiais?
É o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes.
É o processo de codificação dos materiais.
É o processo de contagem dos materiais do estoque.
É o processo de controle dos materiais.
Chiavenato (2022) salienta que, na Administração de Materiais (AM), os materiais constituem os insumos básicos para que o processo produtivo possa transformá-los, desta forma, a classificação de materiais mais comum é
I. Matéria prima e materiais em processamento.
II. Materiais para reciclagem.
III. Materiais acabados ou componentes.
IV. Produtos acabados.
É correto o que se afirma em
I, II e III apenas.
I, II e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
“É a mais indicada para produtos conhecidos, de venda no varejo, ou seja, de consumo popular e acelerado, desde que a taxa seja conveniente e o trabalho se apresente satisfatório”.
O trecho textual acima se refere a qual tipo de distribuição física de material?
Por representantes comissionados.
Por meio de organização de vendas de terceiros.
Através de distribuidoras especializadas.
Pela própria organização de vendas.
Por empresas de zoneamento sistemático.
As atividades de verificar se houve danos nas embalagens, escrever ou carimbar no verso do recibo do frete “Embalagem danificada. Sujeito à conferência pelo solicitante e possível indenização” e verificar se os materiais estão dentro da validade ocorrem na fase de
início da regularização.
descarregamento do material.
finalização do recebimento do material.
aceitação.
finalização da regularização.
Os estoques de ciclo consistente permitem
atender a demanda sazonal.
compensar as incertezas quanto ao fornecimento e a demanda.
a criação de oportunidade para que seja efetuada a programação e a velocidade de processamentos independentes entre os estágios do processo produtivo.
uma ação compensatória para cobrir possíveis prejuízos em uma transação em função do seu preço.
manter o estoque do produto até o próximo ciclo de produção do mesmo produto.