Questões de Concurso sobre Classificação Pela Possibilidade de Fazer ou Comprar

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
80 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em conformidade com RAZZOLINI FILHO, sobre bens patrimoniais, analisar os itens abaixo:


I. Os recursos patrimoniais são aqueles que compõem o chamado Ativo Permanente das organizações.

II. São representados por máquinas, equipamento, veículos, móveis, utensílios e demais facilidades necessárias ao funcionamento da organização.


A

Os itens I e II estão corretos.


B

Somente o item I está correto.


C

Somente o item II está correto.


D

Os itens I e II estão incorretos.

Os modais de transporte são muito diferentes, portanto, é necessário que seja feita uma análise comparativa entre eles no intuito de escolher o modal que mais se adéqua à necessidade logística da organização. Uma das características, e que está descrita abaixo, que pode ser utilizada nessa comparação, é:


Refere-se ao perfil da carga transportada e, para melhor análise, pode ser separada a análise em duas categorias: Valor e Peso.


A

confiabilidade.


B

nível de risco.


C

grau de competição.


D

o tráfego predominante.


E

disponibilidade.

O tipo de logística que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto e vai de encontro à crescente preocupação de pessoas e empresas em relação à consciência e sustentabilidade ambiental, é conhecido como:


A

Logística de distribuição.


B

Logística reversa.


C

Logística lead-time.


D

Logística de produção.


E

Logística de armazenamento.

J. trabalha em uma empresa como encarregado de guardar e controlar bens e direitos duradouros dessa empresa, ou seja, os chamados ativos permanentes. Ele trabalha no setor de


A

compras.


B

patrimônio.


C

recursos humanos.


D

materiais.

Deve-se manter uma mesma sistemática de controle para todos os bens patrimoniais de um órgão, de forma a viabilizar registros contábeis fidedignos.


C

Certo


E

Errado

As empresas para atenderem ao aumento do número de pedidos, resultado da maior frequência de entrega e da entrega direta ao consumidor e de uma maior variedade de itens (devido à proliferação do número de produtos) em um tempo menor do prazo de entrega, reestruturam suas operações de produtos acabados dando principal ênfase ao Picking. No sentido de aumentar a produtividade da separação de pedidos foram desenvolvidos métodos de trabalho com o objetivo de diminuir os gastos com os deslocamentos dos operadores na busca por produtos. O Picking por zona é aplicado:


A

Em unidades de separação de grande volume.


B

Em produtos que exigem diferentes métodos de manuseio ou acondicionamento.


C

Em unidades de separação de médio/pequeno volume.


D

Em pedidos com poucos itens.


E

Onde há alta relação de SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) em estoque.

A armazenagem nas organizações é composta por um conjunto de funções típicas.


Assinale a alternativa que indica corretamente uma dessas funções.


A

Redação oficial


B

Avaliação psicoterápica


C

Descarga de matéria prima


D

Tradução de documentos


E

Assessoria tributária

Impedir que haja divergências de inventário e perdas de qualquer natureza é uma função


A

do processo de recebimento de mercadorias.


B

da contagem cíclica.


C

da codificação.


D

do almoxarifado.

É necessária a centralização das compras em um setor de compras sob a direção e a responsabilidade de um especialista, com rotinas de procedimentos bem claras e definidas.


C

Certo


E

Errado

Na armazenagem por frequência, os materiais com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado são armazenados próximos à sua entrada/saída.


C

Certo


E

Errado

A armazenagem por agrupamento dificulta as tarefas de arrumação e busca, mas permite sempre o melhor aproveitamento do espaço.


C

Certo


E

Errado

Considerando os critérios para a guarda dos materiais no almoxarifado, aquele em que materiais associados, como, por exemplo, itens sobressalentes para um determinado equipamento estocados próximos uns dos outros, denomina-se armazenagem por:


A

peso.


B

frequência.


C

agrupamento.


D

compatibilidade.


E

acomodabilidade.

Para Viana (2000, apud NUNES, 2013, p. 272), o almoxarifado é “o local destinado à fiel guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado a sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade de seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna condicionados à política geral de estoques da empresa”

NUNES, Rogério da Silva. Administração de materiais. 2.ed. Florianópolis: Dep. Ciências da Administração/UFSC, 2013.

Nesse sentido, um aspecto relacionado à ineficiência de um almoxarifado é a


A

distância percorrida pelo material ser mínima.


B

localização em pavimentos em bom estado e com corredores amplos.


C

utilização de burocracia em excesso na saída de materiais desse setor.


D

manutenção de condições de temperatura, umidade, ventilação e iluminação ajustados à conservação dos artigos armazenados.

Os controles dos níveis de reposição, a decisão quanto à oportunidade da compra e quanto à quantidade a comprar, é função típica


A

da logística integrada.


B

dos suprimentos.


C

do almoxarifado.


D

dos recursos humanos.

Em se tratando de controle de estoque, o seu dimensionamento garante


A

cálculo preciso sobre a quantidade mensal a ser comprada, para que não haja sobras e gastos desnecessários.


B

estabelecimento de níveis adequados de estoque para abastecimento de materiais, sem ocasionar guarda excessiva ou quantidade insuficiente.


C

indicação da metragem ideal para o local de estoque e guarda dos materiais necessários à produção de um determinado órgão.


D

alerta sobre falta de materiais comumente solicitados, indicando necessidade de reposição imediata.


E

espaço de sobra para novos materiais que podem vir a compor o estoque em situação de emergência, evitando-se a falta de local para sua guarda.

As principais atividades de um almoxarifado de uma determinada instituição pública federal de ensino superior são: controle do recebimento e da saída de material; preparação dos pedidos; recebimento, análise e atendimento às requisições; distribuição de materiais ao setor requisitante e realização de inventários. Sobre essas atividades, analise as afirmativas a seguir:


I. A preparação dos pedidos é a atividade primária que dá partida ao processo de movimentação de materiais e produtos bem como a entrega desses serviços.

II. O transporte corresponde aos principais custos logísticos. Assim, a instituição deve tentar otimizar a entrega dos produtos solicitados para os setores requisitantes a fim de reduzir esses custos.

III. A realização de inventários se caracteriza como uma das situações em que as atividades principais e secundárias se interrelacionam, pois se refere ao controle físico e financeiro que deve ser realizado de forma periódica para avaliar a quantidade e o estado dos materiais estocados.


Marque a opção CORRETA:


A

Somente os itens I e II são verdadeiros.


B

Somente os itens II e III são verdadeiros.


C

Todos os itens são verdadeiros.


D

Nenhum item é verdadeiro.

Armazenagem complexa refere-se aos materiais que apresentam fatores que exigem atenção especial dos profissionais responsáveis pela atividade de almoxarifado. Dentre os fatores que podem levar a uma armazenagem complexa, assinale a alternativa que NÃO se encontra entre eles:


A

valor.


B

volatização.


C

oxidação.


D

volume.


E

peso.

Com relação a compras, assinale a opção correta.


A

O comprador deve comunicar qualquer tomada de decisão institucional que venha a influir de forma expressiva na relação comercial com o fornecedor.


B

O último estágio do processo de compras é a negociação de preço e condições com os fornecedores.


C

As políticas de centralização ou descentralização de compras são excludentes entre si.


D

A unidade de compras deve focar unicamente a aquisição de materiais pelos menores preços, desde que obedecidos os padrões de quantidade e qualidade pré-definidos.


E

O sistema de produção não interfere na política de compras.

   
Gerar simulado