A manutenção de estoques é onerosa às organizações. Os custos envolvem diversos fatores – roubos, furtos, aluguel de espaços físicos, seguros, entre outros. Assim, quanto maior o investimento em estoque em uma organização, mais capital fica momentaneamente imobilizado, implicando menos capital de giro. Dessa maneira, é essencial o controle, por meio de indicadores, da gestão de estoques. Dentre os principais indicadores, temos o giro de estoque e a cobertura de estoque. Sobre eles, considere as afirmativas seguintes.
I. Giro de Estoque (ou rotatividade de estoque) é o número de vezes que o estoque de determinado item de material é renovado, em determinado período, desde que semestral ou anual.
II. Um baixo giro de estoque significa que menos capital encontra-se imobilizado nos almoxarifados. É uma situação a ser acompanhada pelo gestor de materiais.
III. Cobertura de estoque (ou taxa de cobertura) é um indicador responsável por informar o período (geralmente em dias) durante o qual o estoque médio será capaz de atender à demanda média.
Pode-se afirmar que:
somente I está correta.
somente II está correta.
somente III está correta.
há somente duas afirmativas corretas.
todas estão corretas.