Em organizações, tanto públicas quanto privadas, a área de planejamento desempenha um papel crucial. Ela abrange o estabelecimento de um conjunto de medidas em diversos níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional), visando definir como os processos, técnicas e atitudes administrativas serão desenvolvidos. Essa abordagem tem como objetivo criar uma situação viável para avaliar as implicações futuras das decisões presentes, alinhando-se aos objetivos organizacionais. Dessa forma, facilita a tomada de decisão no futuro, tornando-a mais ágil, coerente, eficiente e eficaz. (Oliveira, 2018, p. 3). Sobre o processo de planejamento e seus desdobramentos nos níveis estratégico, tático e operacional, assinale a afirmativa correta.
Planejamento operacional: é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
Planejamento tático: busca otimizar o processo de identificação das oportunidades de mercado, definição do modelo de gestão da organização e das políticas que a organização deve respeitar para consolidar a vantagem competitiva.
Planejamento estratégico: tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento tático.
Planejamento estratégico: é desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consolidação de objetivos previamente fixados seguindo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.