Em uma empresa de software ocorreram as duas seguintes situações, envolvendo dois profissionais de Tecnologia da Informação da empresa:
1ª Situação: O profissional P percebe que os clientes têm uma demanda não atendida que representa uma oportunidade de negócio. Ele sai da empresa, começa seu próprio negócio e oferece soluções para essa demanda.
2ª Situação: O profissional Q percebe que os clientes têm uma demanda não atendida e, a partir de suas observações, sob a supervisão do seu gestor, com a colaboração do resto da equipe, desenvolve um projeto para que a empresa possa atender essa demanda dos clientes. Com isso, a empresa consegue inovar, o que é bom para os seus resultados.
A partir da análise desses dois casos, verifica-se que:
a 1ª situação apresenta um exemplo de empreendedorismo, no qual o profissional P gera ideias e cria soluções para a empresa em que trabalha; e a 2ª situação apresenta um exemplo de intraempreendedorismo, no qual o profissional Q desenvolve soluções em prol do seu próprio negócio.
a 1ª situação apresenta um exemplo de empreendedorismo internacional, no qual os empreendedores descobrem e exploram, de forma criativa, oportunidades externas ao seu mercado doméstico, a fim de desenvolver uma vantagem competitiva; e a 2ª situação apresenta um exemplo de inovação, quando se cria um produto comercial a partir de uma invenção.
a 1ª situação apresenta um exemplo de empreendedorismo estratégico, no qual o empreendedor realiza ações empreendedoras a partir da destruição criativa; e a 2ª situação apresenta um exemplo de imitação, no qual se verifica a adoção de uma inovação por empresas similares.
a 1ª situação apresenta um exemplo de empreendedorismo, no qual o profissional P cria a própria equipe e a própria estrutura, assumindo maior risco financeiro; e a 2ª situação apresenta um exemplo de intraempreendedorismo, no qual o profissional Q trabalha de forma colaborativa com a equipe da empresa.
ambas as situações são exemplos de observação de riscos e oportunidades e o desenvolvimento de soluções, isto é, a base das duas situações é a mesma, diferindo no que cada profissional decide fazer com sua visão: na 1ª situação, o profissional P coloca essa visão a serviço da organização em que trabalha e, na 2ª situação, o profissional Q a utiliza para si mesmo.