No contexto da evolução dos modelos de gestão de pessoas, a instituição dos paradigmas função de staff e autoridade de linha denota um movimento de
pulverização das atividades de RH entre as diversas áreas da organização, cabendo à área financeira a autoridade de linha (financeira) e às demais a função de staff (operacional).
modernização das atividades de gestão de pessoas, que passam a assumir um caráter mais estratégico com a função de staff (externa à organização) coordenada pela autoridade de linha (interna à organização).
desconcentração, cabendo aos gestores de projeto a função de staff (apoio) e à área de gestão de pessoas a autoridade de linha (definição de estratégias de pessoal).
descentralização, com a manutenção da função de staff na área de gestão de pessoas, que passa a aluar como órgão de assessoria e consultoria.
centralização e valorização das atividades envolvidas na gestão de pessoas, passando o órgão central de RH a concentrar tanto a autoridade de linha como a função de staff.