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O iPhone é frequentemente citado como um exemplo clássico de inovação disruptiva. No mo...

O iPhone é frequentemente citado como um exemplo clássico de inovação disruptiva. No momento do seu lançamento, ele desafiou o padrão de mercado dos telefones tradicionais com teclados físicos, introduzindo uma interface touchscreen e um sistema operacional focado na integração de múltiplas funções.


Considerando-se as características de inovações disruptivas, verifica-se que essas inovações

A

devem ter as demandas explícitas dos clientes ignoradas pela empresa e focar exclusivamente em resolver problemas latentes que os consumidores ainda não identificaram.

B

alcançarão sucesso no mercado a depender de seu desempenho superior em relação aos concorrentes desde o momento do seu lançamento, como demonstrado pela interface touchscreen do iPhone.

C

implicam sempre uma transformação radical do modelo de negócios existente, como visto no iPhone, que unificou funcionalidades como internet, música, telefonia e câmera em um único dispositivo.

D

podem inicialmente atender a nichos específicos com um desempenho inferior ao dos produtos estabelecidos, mas, ao longo do tempo, a melhoria contínua pode levar a uma transformação significativa do mercado.

E

necessitam introduzir tecnologias totalmente novas e radicalmente diferentes das existentes para transformar mercados estabelecidos e substituir os produtos ou serviços já consolidados, criando novas bases para a competição no setor.