A gestão do conhecimento passou a ser um dos principais
desafios das organizações. Os processos de formação
continuada nas empresas, focando as aprendizagens,
enfrentam alguns desafios, como garantir a apreensão, a
aplicação e os resultados. A função do multiplicador,
nesse processo, em uma perspectiva dialética e
inovadora, é
A
nos encontros formativos, apresentar,
sistematicamente, uma série de situações-problema,
para que esse processo se produza. Seu ponto de
partida deve ser o que o educando sabe sobre o
assunto e sobre sua própria prática. Por meio da
observação e da reflexão, o multiplicador apresenta
situações-problema e desencadeia a busca
sistemática de respostas, soluções. Ele também está
envolvido em um processo de aprendizagem
permanente.
B
coordenar os encontros formativos, garantindo a
transmissão de conhecimentos necessários ao
desempenho profissional, de acordo com as
diretrizes da organização; o estudo isolado dos
problemas e processos concretos do contexto social
em que se dão, e a aprendizagem por acumulação
de informações obtidas em livros ou processadas
por outros.
C
planejar o que ensinar e como ensinar para provocar
mudanças. Em uma concepção crítica, não adotar a
metodologia expositiva que visa a inculcar no
aprendiz alguns conhecimentos selecionados. Sua
metodologia de ensino deve ser dialógica, focando
os conteúdos a serem assimilados pelo aprendente.
É importante avaliar se o ensinado foi assimilado e é
capaz de provocar a mudança desejada.
D
executar encontro de trocas de experiências nas
atividades profissionais, adotando a metodologia
dialogal, pois o educando já não é mais visto como
um objeto, mas considerado com a riqueza de suas
experiências. Tal procedimento não exige uma
reflexão teórica sólida sobre esse processo e sua
correspondente sistematização.
E
organizar encontros formativos, preocupando-se em
como ensinar, isto é, como mostrar melhor para
garantir uma assimilação melhor. Incluir no processo
didático formas modernas que adotam um leque de
meios técnicos audiovisuais. O processo seria expor
– informar – assimilar e o aprendiz deve conseguir
reproduzir, mais ou menos fielmente, o que lhe é
ensinado.