

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em uma entrevista com o crítico Paul Gilroy para sua antologia Small Acts: Thoughts on the Politics of Black Cultures [Pequenos atos: reflexões sobre a política das culturas negras] (1994), a romancista Toni Morrison (1931-2019) argumentou que os sujeitos africanos que vivenciaram a captura, o roubo, o rapto, a mutilação e a escravidão foram os primeiros modernos.
ESHUN, Kodwo. Outras considerações sobre o Afrofuturismo. In: Histórias afro-atlânticas: antologia. São Paulo: MASP, 2022.
O trecho acima apresenta uma relação entre a experiência das populações negras escravizadas e a condição do indivíduo na modernidade.
Assinale a opção que apresenta o aspecto que justifica esta afirmação.
A capacidade de manutenção de tradições ancestrais, mesmo sob violência extrema.
A vivência de desenraizamento e fratura, que prefigura a alienação típica da modernidade.
A adequação dos indivíduos a novas dinâmicas sociais, facilitando sua incorporação às estruturas modernas.
A transformação dos negros em atores fundamentais da expansão colonial e econômica moderna.
A rejeição cultural das populações escravizadas à integração no sistema global moderno.