Imagem de fundo

Foi proposta a definição de mobiliário e lay-out para sala...

Foi proposta a definição de mobiliário e lay-out para sala de processamento de dados em um órgão do poder judiciário, cujo trabalho consiste frequentemente na digitação de informações disponíveis em papéis – manuscritos ou impressos antigos – para utilização em processos digitalizados. No projeto, deverão ser tomadas medidas para garantir condições ergonômicas adequadas ao trabalho de operação de terminais e de microcomputadores. Para tal, estabelece-se em norma regulamentadora da ergonomia de postos de trabalho que


A

as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento deverão ser aproximadamente iguais.


B

a disposição do mobiliário será tal que permita que as superfícies do teclado e da tela sejam iluminadas por luz vinda da direita.


C

a disposição do mobiliário será tal que permita que as superfícies do teclado e da tela vindo sejam iluminadas por luz vinda da esquerda.


D

os teclados devem ser inclinados horizontalmente em inclinação oposta à do plano da tela, para induzir uma posição mais relaxada das mãos do digitador.


E

cadeiras utilizadas pelos digitadores e operadores de terminais e de microcomputadores devem ser dotadas de rodízios, permitindo sua movimentação horizontal fácil.