Um programa de necessidades, colocado como demanda para...
Imagem de fundo

Um programa de necessidades, colocado como demanda para...

Um programa de necessidades, colocado como demanda para elaboração de um projeto arquitetônico, apresenta várias possibilidades de solução, o que leva a atividade do arquiteto a ser uma seqüência de tomadas de decisões entre alternativas estéticas, construtivas e tecnológicas. Cada uma dessas decisões condiciona, tanto econômica quanto funcionalmente, o comportamento e o desempenho do edifício. Nesse contexto, considerando o custo das decisões arquitetônicas, assinale a alternativa CORRETA.


A

Levando em consideração que os planos verticais de uma edificação consomem, em média, 40% do custo de uma obra e havendo necessidade de construir uma edificação de 100 m2, adotando a seção retangular e a forma de paralelepípedo, conclui-se que a planta resultante, para ser a de menor custo, deveria ter dimensões iguais a 4 m × 25 m.


B

O terreno é um dos elementos que compõem o custo total de uma obra. Ele incide crescentemente no custo com o aumento do número de pavimentos.


C

Em situações semelhantes de forma e número de usuários, um edifício com circulação vertical descentralizada demanda a criação de menor quantidade de elevadores que um edifício com circulação vertical centralizada. Em compensação, o primeiro demanda um número maior de corredores que o segundo.


D

Para uma mesma população residente, o consumo energético de uma habitação coletiva de altura entre 12 e 15 pavimentos é, em média, 30 a 40% maior que o consumo de habitações individuais.