

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Na representação gráfica arquitetônica, a sigla N.A. indicada na Figura 3 abaixo refere-se ao nível:

De aterro.
Acabado.
Alinhamento.
Arquitetônico.
A figura a seguir apresenta a planta baixa da suíte de uma edificação, modificada por um desenhista para adaptá-la a aspectos de conforto ambiental.

Considerando exclusivamente o exposto nessa planta, dois elementos responsáveis possivelmente modificados pelo desenhista para garantia primária do conforto ambiental são
a janela do quarto e a janela do banheiro.
a janela do quarto e o shaft no banheiro
a janela do quarto e o prisma de ventilação do banheiro.
a janela do banheiro e a porta do quarto.
a porta do quarto e a porta do banheiro.
Para arquivamento, as folhas de desenho devem ser dobradas, sendo o seu tamanho final o do formato ______. Após os dobramentos a legenda do desenho deve estar visível.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
A5.
A4.
A3.
A2.
A0.
Em um corte arquitetônico, a representação gráfica dos elementos interceptados pelo plano secante é normalmente realizada:
Com linhas mais espessas, evidenciando os elementos cortados.
Com linhas tracejadas finas.
Com a mesma espessura utilizada para cotas.
Sem diferenciação gráfica.
Apenas por meio de hachuras coloridas.
O desenho técnico em Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo necessita de uma linguagem padronizada, inteligível e pública para que seja interpretado, produzido e represente conhecimento e soluções transmissíveis para futuras gerações de profissionais do Brasil e de outros países do mundo. Baseando-se nesta premissa, observe as quatro representações de materiais em diferentes situações a seguir.

Quadro 1 Representações gráficas de materiais segundo ABNT BNR 6492, Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos — Requisitos. 48 f. Rio de Janeiro: ABNT, 16 jun. 2021. p. 38-39.
Essas representações tratam, respectivamente, de
reforma – alvenaria existente; talude em vista; isolante termoacústico; terra.
reforma – alvenaria a demolir; aço em corte; lã de vidro ou lã de rocha; contrapiso.
placa de gesso acartonado; concreto em corte; poliuretano; cortiça.
granito em vista; fita de LED; amortecimento em molas ensacadas; aglomerado de madeira laminada.
alvenaria comprometida – a demolir; mapeamento de danos – eflorescência; filamento de tungstênio e chumbo; madeira engenheirada.
Escala é a relação entre a dimensão linear da representação de um elemento técnico e a dimensão linear real deste mesmo elemento; associada ao tamanho do elemento, a escala é parâmetro para a escolha do formato da folha de desenho.
Certo
Errado
Durante a execução de um desenho técnico para uma edificação em planta, era necessário representar graficamente as seguintes situações:
(Il) O contorno das paredes em alvenaria.
(Il) A projeção de uma varanda em balanço no pavimento superior.
(III) O eixo onde seria realizado um corte longitudinal.
Com base nas normas de representação de projetos arquitetônicos, indique a alternativa que especifica, respectivamente, o tipo de linha apropriado para as situações (I), (II) e (III).
Contínua extralarga / Tracejada estreita / Traço longo e ponto estreito.
Contínua estreita / Traço e ponto estreitos / Traço e ponto extralargos.
Contínua extralarga / Traço e ponto estreitos / Traço e ponto extralargos.
Contínua extralarga / Traço e dois pontos estreitos / Traço longo e ponto estreito.
Contínua estreita / Traço e dois pontos estreitos / Traço longo e ponto estreito.
Analise a Figura 06 abaixo:

Figura 06 – Representação de cotas – edificação – sem escala
Na imagem acima, a letra A corresponde à:
Linha de cota.
Marcação.
Terminação cota.
Linha de chamada.
Cifra.
Em um projeto residencial, o arquiteto precisa detalhar as partes internas da edificação, utilizando uma representação gráfica obtida a partir de um plano secante vertical que divide o edifício em duas partes. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA sobre o nome dessa representação.
Vista frontal
Planta baixa
Corte
Perspectiva isométrica
Vista lateral
O Desenho Técnico é uma linguagem gráfica universal utilizada na engenharia e arquitetura, regida por normas técnicas (como as NBRs da ABNT) que visam padronizar a representação e garantir a comunicação precisa entre os profissionais.
Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE um princípio fundamental do desenho técnico:
A principal função do desenho técnico é a expressão artística e a livre interpretação estética do objeto representado, sem a necessidade de seguir padrões rígidos.
As normas de desenho técnico, como a NBR 6492 (Representação de projetos de arquitetura), permitem que cada projetista utilize escalas e tipos de linha de forma aleatória, desde que a intenção seja compreendida intuitivamente.
A padronização no desenho técnico garante que as informações dimensionais, geométricas e de acabamento de um projeto sejam inequívocas e possam ser interpretadas da mesma forma por qualquer executor, em qualquer lugar.
O desenho técnico utiliza, predominantemente, perspectivas artísticas e imagens tridimensionais (renders) para a execução da obra, sendo as projeções ortogonais (plantas, cortes e vistas) secundárias e opcionais.
O desenho urbano trata da configuração tridimensional do espaço público e sua relação com as edificações. Analise as afirmativas a seguir sobre os elementos e conceitos do desenho urbano.
I.A "imagem da cidade", conforme teorizado por Kevin Lynch, é composta por cinco elementos: Vias, Limites, Bairros (ou Distritos), Pontos Nodais e Marcos.
II.O conceito de "fachada ativa" refere-se à prática de projetar as fachadas térreas dos edifícios voltadas para a rua com alta permeabilidade visual (vitrines) e física (acessos), promovendo o fluxo de pessoas e a vigilância natural ("olhos da rua").
III."Traffic calming" (moderação do tráfego) é um conjunto de medidas de desenho urbano, como lombadas e estreitamento de vias, que visa aumentar a velocidade média dos veículos para melhorar a fluidez do tráfego.
Está correto o que se afirma em:
I e II apenas.
II e III apenas.
I apenas.
I, II e III.
Observe a representação a seguir:

Na cotagem de um desenho técnico, o que significa essa representação?
Orientação angular.
Espessura de revestimento.
Posição do furo.
Tolerância dimensional.
Escareado.
Conforme a NBR de referência, no desenho técnico, a linha de chamada indica instruções como, por exemplo, notas, requisitos técnicos e especificações.
Certo
Errado
Uma empresa precisa construir um tanque cilíndrico vertical para armazenar um líquido industrial. O tanque possui um diâmetro interno de 6 metros e uma altura de 12 metros. Durante a fase de planejamento, é necessário calcular o volume total do tanque para garantir que ele atenderá às necessidades de armazenamento da empresa. Desse modo, realize os cálculos necessários e assinale a alternativa CORRETA.
113,04 m³
226,08 m³
339,12 m³
452,16 m³
565,20 m³
As normas brasileiras de representação são leis preliminarmente discutidas e aprovadas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, para posteriormente serem utilizadas por escritórios e repartições públicas.
Certo
Errado
Na representação do projeto de arquitetura, linhas tracejadas largas ou estreitas são adotadas para indicar hachuras e interrupções em desenhos isométricos.
Certo
Errado
Na representação gráfica das plantas de uma edificação, ainda que a altura do plano secante possa variar para cada projeto, recomenda-se que esta altura seja de
0,90 m.
1,00 m.
1,20 m.
1,50 m.
1,80 m.
O arquiteto, ao finalizar o projeto arquitetônico, verificou que os desenhos das plantas baixas não apresentavam as linhas de marcação dos planos de corte da edificação projetada.
O tipo de linha a ser utilizado na representação gráfica desses planos é denominado
traço e ponto extralarga.
tracejada extralarga.
traço e dois pontos estreita.
contínua com zigue-zague estreita.
traço longo e ponto estreita.
Observe o método de cotagem aplicado na peça a seguir.

(Adaptada de NBR 17068)
Nele, combinam-se os métodos de cotagem conhecidos como cotagem
em cadeia e aditiva.
paralela e por coordenadas.
paralela, aditiva e simples dimensões.
em cadeia, aditiva e por coordenadas.
em cadeia, paralela e simples dimensões.
Representação em perspectiva é a projeção paralela de um objeto sobre um plano de projeção único, distinta da representação axonométrica, que compreende uma projeção central.
Certo
Errado