A respeito dos instrumentos de pesquisa, assinale a opção correta.

A respeito dos instrumentos de pesquisa, assinale a opção correta.

A

Não é possível utilizar as orientações da NOBRADE para confecção dos instrumentos de pesquisa tradicionais, porque esta norma foi elaborada para ser utilizada em sistemas de descrição automatizados e, por isso, seus elementos de descrição são adequados apenas ao formato digital.

B

O inventário é o instrumento de pesquisa mais tradicional e abrangente, apresentando-se como o modo mais rápido e eficiente de disponibilizar informações para administradores ou pesquisadores. Deve ser, portanto, a primeira atividade de descrição de qualquer instituição.

C

Os instrumentos mais vantajosos que o arquivista deve elaborar são os catálogos, pois permitem a descrição detalhada de unidades ou peças documentais e requerem pequeno investimento de tempo e pessoal.

D

O guia é instrumento adequado quando se pretende divulgar informações gerais a respeito de um setor ou uma entidade arquivística e seus fundos e coleções.

E

O repertório é o instrumento de descrição de arquivos destinado a indicar a localização física das unidades de arquivamento.