Imagem de fundo

Quanto aos fatores de deterioração de documentos e acervos, assinale a opção correta.

Quanto aos fatores de deterioração de documentos e acervos, assinale a opção correta.

A

Entre os agentes de deterioração, podem ser incluídas as intervenções inadequadas, ou seja, as tentativas de realizar reparos em documentos que resultam danos ainda maiores. Por isso, mesmo os pequenos reparos devem ser executados por profissional restaurador.

B

A maior parte dos fatores biológicos de degradação dos documentos é combatida por meio da simples higienização. Na limpeza do piso e do mobiliário, deve-se usar apenas pano úmido, porque ceras e outros produtos químicos podem exalar gases tóxicos.

C

Os fungos são organismos que se reproduzem de forma muito intensa e rápida, por meio de esporos, que podem ser encontrados em todos os ambientes, peças do acervo e pessoas; a única forma de combatê-los é utilizando fungicidas.

D

As brocas, assim como os cupins, não atacam o acervo diretamente, mas atacam a madeira, causando danos a mobiliário, portas e pisos. Para combater a infestação, é suficiente remover as larvas por meio de higienização.

E

Muitos documentos são vítimas de furto ou vandalismo, percebidos apenas tempos depois. Para evitar esse tipo de ação, é necessário que o arquivo tenha uma política de proteção, ainda que seja um sistema de segurança simples.