Imagem de fundo

No capítulo O rinoceronte em sala de aula, Murray Schafer pergunta: por que temos músic...

No capítulo O rinoceronte em sala de aula, Murray Schafer pergunta: por que temos música na escola? Segundo ele, a resposta a essa questão é simples: a música existe porque

A

é um auxiliar precioso junto às demais matérias do currículo, pois os alunos que a cultivam aprendem a trabalhar em grupo e a obedecer ordens sem reclamar.

B

nos ajuda a desenvolver o senso de organização e de ordem e a compreender melhor a importância de viver de maneira ordenada, pois ela é construída segundo regras muito estritas.

C

nos eleva, transportando-nos de um estado desvitalizado para uma vitalidade sensível como expressão das energias vitais e do próprio universo.

D

é matemática pura, conforme já se sabia desde a Antiguidade grega; desse modo, aprender música pode ajudar o aluno a compreender ma-temática.

E

nos ensina a viver em sociedade, tornando-nos mais tolerantes com nossos companheiros, capazes de compreender suas fraquezas e valorizar seus pontos fortes, sempre com alegria de viver.