Imagem de fundo

As congadas, típicas da região Centro-Oeste brasileira...

As congadas, típicas da região Centro-Oeste brasileira, podem ser descritas como sendo


A

manifestações transatlânticas instituídas na diáspora negra africana para as Américas, caracterizadas por festejos em louvor aos santos de devoção negra e aos santos padroeiros do catolicismo. Os dançadores são preparados para dançar coreografias simples, em passos repetidos embalados pelo canto do capitão e o ritmo dos tambores.


B

manifestações que, particularmente em Goiás, foram pouco incorporadas à cultura popular local de caráter sertanejo, pois seu aspecto religioso baseado no culto dos orixás e lendas afro-brasileiras fez com que sofressem represálias. Os dançadores populares são somente homens, os quais laboram coreografias complexas embaladas por cornetas.


C

manifestações reprimidas pelo catolicismo ultramontano no século XIX, que procurou cercear as festas das irmandades negras e controlar o dinheiro arrecadado. Mas, apesar dos conflitos, essas festas continuaram a acontecer. A estrutura segue uma composição carnavalesca, mais aberta, sendo a indumentária muito colorida.


D

manifestações que envolvem lazer, diversão e danças em que as coreografias são celebrativas, seguindo ritmos intensos, alegres e descontraídos ao ritmo do batuque de agogô, atabaque, pandeiros e sanfonas. Apesar de a rainha exercer comando máximo sobre o grupo, as jovens participam inovando os passos para que nunca se tornem ultrapassados.