

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
“O trabalho com a Arte no Ensino Médio deve promover o entrelaçamento de culturas e saberes, possibilitando aos estudantes o acesso e a interação com as distintas manifestações culturais populares presentes na sua comunidade [...] é fundamental que os estudantes possam assumir o papel de protagonistas como apreciadores e como artistas, criadores e curadores, de modo consciente, ético, crítico e autônomo, em saraus, performances, intervenções, happenings, produções em videoarte, animações, web arte e outras manifestações e/ou eventos artísticos e culturais, a ser realizados na escola e em outros locais. Assim, devem poder fazer uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais, em diferentes meios e tecnologias.”
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular, Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/a-area-de-linguagens-e-suas-tecnologias/. Acesso em 02 nov 2022.
Assim como a BNCC, diferentes literaturas têm incentivado o uso do computador nas aulas de Arte e de Música. Pesquisas recentes têm sido desenvolvidas sobre a temática; uma delas é relatada no livro Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula (DEL BEN; HENTSCHKE, 2003).
Qual das alternativas a seguir apresenta uma afirmativa que condiz com as ideias apresentadas pela BNCC e pelas pesquisas sobre a relação entre as novas tecnologias e o contexto das aulas de música no Ensino Médio brasileiro?
A discussão sobre a utilidade dos computadores nas escolas já ultrapassou a fase de definir se são úteis ou não; agora é necessário definir se há utilidade no uso dos celulares, pois, todos os alunos têm acesso a essa tecnologia.
A edição de áudio, a partir de gravações por meio do celular, pode se tornar um riquíssimo material para estudo dos sons cotidianos. Entretanto, o uso de instrumentos musicais seria mais adequado para ensinar sobre paisagem sonora.
Há uma enorme carência de estudos sobre softwares para educação musical; por isso, a utilização de novas tecnologias nas aulas de música é mais apropriada para alunos do Ensino Médio e para professores de informática.
Os programas de computador devem ser vistos como mais uma ferramenta para auxiliar o professor na prática do ensino, assim como o são a lousa e o aparelho de som, pois a informática não pode substituir o professor.
A utilização de softwares e do computador como um laboratório para experiência sonora, configurou-se no Brasil como ferramenta essencial para melhorar habilidades sociais, intuitivas e interpessoais.